AO3 News

Post Header

Published:
2022-06-05 00:59:19 UTC
Original:
Comment blocking is coming
Tags:

Temos o prazer de anunciar que nos próximos dias, vamos liberar as primeiras etapas das ferramentas de bloqueio e silenciamento: a habilidade de bloquear comentários e respostas a comentários feitos por contas específicas.

Bloqueio e silenciamento: relembrando

Vamos implementar dois conjuntos de ferramentas para ajudar cada pessoa a gerenciar a própria experiência e adicionar uma camada de proteção contra assédio sem dificultar a vida das pessoas que querem criar e interagir com conteúdo no Archive of Our Own – AO3 (Nosso Próprio Arquivo):

  • Bloqueio, que previne que certas pessoas possam interagir com você.
  • Silenciamento, que exclui conteúdo produzido por certas pessoas da sua experiência pessoal no AO3.

Como seria uma tarefa enorme aplicar todos esses conceitos de uma única vez à grande quantidade de ferramentas interconectadas do AO3, vamos seguir uma abordagem gradual que permite bloquear ou silenciar contas em algumas áreas enquanto continuamos nossos trabalhos em outras.

Bloqueio parte 1: comentários

A página

Com a primeira versão, nós estamos nos concentrando em bloquear comentários feitos por pessoas logadas. Quando uma conta for bloqueada, a pessoa responsável por ela não poderá mais comentar nas suas obras ou responder a comentários que você fizer em outras obras. A pessoa também não poderá editar comentários ou respostas feitas anteriormente.

O bloqueio permanecerá mesmo se a conta alterar o nome em uso.

Para bloquear uma conta, selecione o botão "Block" (Bloquear) a partir do perfil da pessoa, painel ou comentários. Contas bloqueadas anteriormente também podem ser desbloqueadas nos mesmos locais.

Você também pode bloquear uma conta ao inserir o nome associado a ela na página Contas Bloqueadas, acessível através do link "Blocked Users" (Contas Bloqueadas) na sua página de preferências.

A página Contas Bloqueadas lista todas as contas que você bloqueou. Outras pessoas não poderão ver quem você bloqueou – as únicas pessoas com acesso à sua lista de bloqueio serão você e certas pessoas com permissões de administração específicas.

Se você suspeitar que alguém que você bloqueou continua comentando nas suas obras ou respondendo aos seus comentários em outros locais do AO3, entre em contato com a equipe de Diretrizes e Abuso.

Por favor, observe que se você bloquear uma conta com a qual você co-criou uma obra, a pessoa bloqueada ainda poderá comentar nas obras que vocês co-criaram. Entretanto, não será possível responder diretamente a comentários que você deixar na obra em questão.

Silenciamento: uma atualização

Estamos trabalhando em uma interface similar para silenciar pessoas logadas, mas enquanto isso, você pode silenciar contas, obras, séries ou obras externas criando uma skin para o site e usando o CSS a seguir:

  • .user-000 { display: none !important; } para ocultar todas as obras, séries e favoritos de uma conta nas listas de resultados, além de quaisquer comentários em obras ou notícias feitos pela pessoa logada. Substitua 000 com a ID da conta cujas obras você deseja ocultar. A ID de uma conta é uma série de números que se encontra no perfil da conta na seção "My user ID is" (Minha ID da conta é). A ID de uma conta não muda, mesmo se o nome for alterado.
  • .work-000 { display: none !important; } para ocultar uma obra específica da listagem de obras ou favoritos nos resultados de buscas. Substitua 000 com a ID da obra que você deseja ocultar. A ID de uma obra é uma série de números que se encontra na URL de uma obra. A ID vem logo depois de /works/, por exemplo: https://archiveofourown.org/works/000/chapters/123.
  • .series-000 { display: none !important; } para ocultar uma série específica nas listagens de favoritos ou resultados de busca e na página de obras da conta. Substitua 000 com a ID da série que deseja ocultar. A ID da série é uma série de números que se encontra na URL da série. A ID aparece imediatamente depois de /series/, por exemplo: https://archiveofourown.org/series/000.
  • .external-work-000 { display: none !important; } para ocultar materiais externos específicos nas listas de favoritos e resultados de busca. Substitua 000 pela ID do material externo que você deseja ocultar. (Observe que podem existir múltiplas cópias de uma mesma obra externa, cada uma com a própria ID distinta.) A ID do material externo é uma série de números que se encontra na URL da obra externa. A ID aparece imediatamente depois de /external_work/, por exemplo: https://archiveofourown.org/external_work/000.

Para ocultar múltiplos itens ao mesmo tempo, use vírgulas para separar os seletores: .work-000, .work-149319, .user-000 { display: none !important; }

Outras opções

Além das futuras opções de bloqueio e silenciamento, existem várias outras formas de controlar a sua experiência no AO3.

Nossa FAQ de Ferramentas Extra-oficiais de Navegadores lista alguns scripts de terceiros que permite a filtragem de conteúdos indesejados, e a seguir apresentamos algumas opções internas para gerenciar ferramentas:

Estamos sempre trabalhando para trazer mais opções como essas, então verifique as novidades com frequência – nós geralmente anunciamos as atualizações grandes aqui no AO3 News pouco antes do lançamento. Para saber as últimas novidades, siga nossas contas @AO3_Status no Twitter ou ao3org no Tumblr.